
Gaxetas são vedadores com lábios flexíveis que fazem a vedação de sistemas hidráulicos e pneumáticos. Devido a sua forma, a vedação acontece automaticamente, pois, quando a pressão exercida pelo sistema aumenta, mais eficiente será a vedação, com isso eliminando a necessidade de muito aperto inicial.
Em sistemas onde há maior incidência de pressão, é preciso atentar-se quanto ao material que será utilizado na gaxeta, pois poderá ocorrer a extrusão da mesma (arrancamento do material). Mediante isto, recomendamos a utilização de anéis antiextrusão ou uma gaxeta com reforço em sua secção.
Para prolongar a vida útil das gaxetas, requer-se muito cuidado na hora de sua montagem, pois caso haja rebarbas, impurezas, superfícies cortantes, arestas vivas no sistema, ou qualquer outro meio que possa danificar os lábios da gaxeta, a vedação poderá ficar prejudicada. As gaxetas são montadas com os lábios de frente para o fluído a ser vedado e, caso haja fluído nos dois sentidos, deve-se montar duas gaxetas contrapostas.
